Quando surge o diagnóstico, é normal bater aquela dúvida: afinal, como funciona o tratamento da SOP? A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma condição que vai muito além de um simples desequilíbrio hormonal.
Afinal, ela afeta não só o ciclo menstrual, mas também o metabolismo, a pele, o peso e até a fertilidade em alguns casos.
Mas o mais importante é entender que a SOP tem controle. Contudo, esse controle exige acompanhamento personalizado e uma escuta atenta às necessidades de cada mulher.
Como especialista em ginecologia endócrina, acredito que o primeiro passo é sempre entender a individualidade de cada paciente e montar um plano de tratamento que respeite suas fases, seus objetivos e sua história.
Tratamento da SOP: entenda quais são os primeiros passos
O tratamento da SOP começa com uma investigação bem detalhada. Afinal, não é possível cuidar de algo tão complexo apenas com uma consulta rápida.
Por isso, costumo iniciar com uma avaliação completa, que inclui histórico de saúde, exames hormonais, ultrassom dos ovários e, muitas vezes, exames para avaliar resistência à insulina e outros marcadores metabólicos.
A partir disso, é possível montar um plano de cuidados totalmente personalizado que pode incluir:
Mudanças na alimentação e no estilo de vida
Antes de qualquer medicamento, gosto de reforçar com minhas pacientes a importância de cuidar do corpo de dentro para fora.
Afinal, uma alimentação equilibrada, adaptada à realidade da mulher, pode contribuir bastante para controlar a resistência à insulina, equilibrar os hormônios, melhorar o metabolismo e até regular os ciclos menstruais.
E claro! Tudo isso aliado à prática de atividade física regular e à redução do estresse, que também influencia diretamente no equilíbrio hormonal.
Uso de anticoncepcionais hormonais (quando indicados)
Sim, os anticoncepcionais podem fazer parte do tratamento da SOP, mas sua indicação depende de diversos fatores.
Considero sempre a idade da paciente, sua saúde geral e principalmente o que ela deseja para o futuro: se pretende engravidar em breve ou não.
Em muitos casos, os anticoncepcionais ajudam a regular os ciclos menstruais, controlar o excesso de hormônios androgênicos (responsáveis por acne, queda de cabelo e pelos em excesso) e proteger o endométrio.
Medicação para resistência à insulina
Um dos aspectos que mais observo nas minhas pacientes com SOP é a resistência à insulina.
Em situações assim, pode ser necessário utilizar medicamentos. Isso ajuda o organismo a responder melhor à insulina, favorecendo o equilíbrio hormonal e o controle do peso.
Indução da ovulação
Para quem deseja engravidar, o tratamento foca em estimular a ovulação. Existem medicações específicas para isso e todo o processo precisa ser monitorado com cuidado, respeitando o tempo e o corpo da mulher.
Cuidados com pele e cabelo
A síndrome dos ovários policísticos também traz reflexos externos, como acne, oleosidade, queda de cabelo e excesso de pelos.
Por isso, também recomendo um acompanhamento dermatológico paralelo em muitos casos, com uso de medicações e produtos adequados para melhorar a saúde da pele e dos fios.
O tratamento da SOP é para a vida toda?
Na maioria dos casos, os cuidados precisam ser constantes. Mas isso não significa que você ficará dependente de remédios para sempre.
Porém, hábitos saudáveis, acompanhamento médico e ajustes no tratamento quando necessário, devem fazer parte da rotina.
Além disso, vale lembrar que o tratamento da SOP não é fixo. Ele pode e deve ser adaptado de acordo com suas fases de vida, seus objetivos (como engravidar ou simplesmente controlar os sintomas) e as respostas do seu corpo.
Tratamento da SOP: um caminho possível e individualizado
Cuidar da SOP é um processo de autocuidado que vai muito além de tratar sintomas isolados.
É sobre entender seu corpo, buscar equilíbrio hormonal, controlar os impactos metabólicos e garantir mais qualidade de vida no presente e no futuro.
Com o tratamento da SOP adequado, você vive com mais saúde, disposição e bem-estar.
Sou a Dra. Mariana Lemos Osiro, especialista em ginecologia endócrina e trabalho oferecendo esse olhar amplo e acolhedor que você merece.
Se você recebeu o diagnóstico de SOP ou tem sintomas que te preocupam, te convido a conhecer mais sobre meu trabalho. Vamos juntas construir um tratamento que respeite o seu corpo e a sua história.