Dra Mariana Lemos Osiro

menopausa

Mitos e verdades sobre a menopausa

A menopausa é uma fase inevitável e natural na vida de todas as mulheres que dá início a um período muito importante e cheio de mudanças.

Contudo, sabemos muito bem que a transição para a menopausa pode começar anos antes do último período menstrual acontecer, trazendo consigo uma série de mudanças físicas e emocionais.

Então, apesar de ser um processo biológico natural, a menopausa ainda é um assunto cercado por muitos mitos e desinformações que podem causar bastante confusão e preocupação para as mulheres.

Por isso, vamos desmistificar alguns dos mitos mais comuns sobre menopausa e apresentar as verdades que todas as mulheres precisam conhecer para conseguir enfrentar essa fase com mais tranquilidade e confiança. Acompanhe!

Menopausa: o que é e quando ocorre?

A menopausa é um marco muito importante na vida de todas as mulheres. Trata-se da ausência de menstruação por 12 meses consecutivos e acontece normalmente entre os 45 e 55 anos.

Esse processo é natural do organismo feminino e ocorre por conta da diminuição da produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona pelos ovários.

Portanto, a menopausa é uma fase fisiológica normal e não uma doença, apesar de apresentar por sintomas que podem afetar a qualidade de vida em muitos casos.

Durante esse período, as mulheres podem ter que lidar com uma série de sintomas por conta de todas essas flutuações hormonais que podem incluir principalmente:

  • Irregularidade menstrual;
  • Ondas de calor;
  • Suores noturnos;
  • Alterações de humor;
  • Secura vaginal,
  • Dificuldade para dormir.

Agora que já temos as informações básicas e necessárias, vamos desvendar os principais mitos sobre esse assunto e trazer as verdades para tranquilizar as mulheres que estão entrando nesse período de mudanças intensas.

Mito 1: menopausa é sinônimo de envelhecimento acelerado

A menopausa é uma transição natural e não um sinal de envelhecimento acelerado da mulher.

Com a diminuição dos hormônios, é comum que alguns sintomas venham à tona, como ondas de calor e mudanças na pele. Mas é possível gerenciar a maioria dessas alterações com os cuidados certos para esse momento.

Então, a chegada da menopausa não significa um envelhecimento acelerado da mulher. Afinal, a grande maioria continua sendo capaz de manter uma vida ativa, saudável e produtiva durante e após essa fase. Basta focar em alguns cuidados específicos.

Mito 2: a menopausa sempre ocorre aos 50 anos

Outro mito bastante comum que você pode encontrar circulando por aí, é a ideia de que a menopausa sempre vai acontecer aos 50 anos.

Na realidade, a idade em que ela chega pode variar muito. Mas a média é em torno dos 51 anos. Contudo, algumas mulheres podem entrar na menopausa antes dos 45 anos (menopausa precoce) ou até após os 55 anos.

Diversos fatores podem contribuir para a idade em que ela chegará, como fatores genéticos, estilo de vida, saúde geral e intervenções médicas.

Mito 3: todas as mulheres sofrem muito com os seus sintomas

Sabemos que os sintomas associados à menopausa podem ser bastante desafiadores para algumas mulheres, impactando diretamente a sua qualidade de vida e o seu bem-estar físico e emocional.

Contudo, não é verdade que todas as mulheres sofrem muito com os sintomas da menopausa, já que a intensidade e a presença desses sintomas podem variar amplamente de mulher para mulher.

Algumas mulheres experimentam apenas sintomas leves, ao passo que outras podem enfrentar sintomas muito severos e debilitantes, como quadros de insônia e alterações de humor muito bruscas.

Portanto, o grau dos sintomas da menopausa varia de um caso para outro. Por isso, é importante ressaltar que existem formas eficazes de lidar com eles e restaurar a qualidade de vida.

Mito 4: a vida sexual da mulher acaba com a chegada da menopausa

A menopausa pode trazer algumas questões que podem atrapalhar a vida sexual da mulher, como secura vaginal e diminuição da libido. Porém, isso não significa o fim da vida sexual.

Afinal de contas, quando esses sintomas são muito intensos, é possível tratar alguns tratamentos eficazes, como o uso de lubrificantes, cremes estrogênicos ou ainda a terapia hormonal que podem melhorar bastante a qualidade da vida sexual da mulher.

Mito 5: a menopausa causa um ganho de peso inevitável

Outro mito que costuma gerar bastante preocupação em algumas mulheres é o de que a menopausa sempre causa ganho de peso e que não é possível evitar que isso aconteça.

Isso pode estar associado a mudanças na distribuição da gordura corporal no corpo feminino. No entanto, o processo de ganho de peso não é inevitável.

Fatores como dieta, nível de atividade física e metabolismo são alguns pilares fundamentais nesse processo.

Por isso, é importante adotar um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada e exercícios regulares, para controlar o peso durante a menopausa.

Mito 6: a terapia hormonal é perigosa

A terapia hormonal pode não ser adequada para todas as mulheres, mas ela pode ser uma opção altamente segura e eficaz para muitas.

Por isso, é importante analisar os riscos e os benefícios associados à terapia hormonal de forma individual e personalizada.

Afinal, para algumas mulheres, a terapia hormonal pode contribuir positivamente para aliviar os sintomas da menopausa, melhorar a qualidade de vida e reduzir os riscos de complicações e condições mais graves que possam surgir ao longo desse período, como a osteoporose ou as doenças cardíacas, por exemplo.

Se você está passando pela menopausa e está em busca de orientação especializada, vale a pena conhecer a Dra. Mariana Lemos!

Ginecologista e obstetra com especialidade em tratamentos hormonais, a Dra. Mariana é capaz de ajudar as suas pacientes a passarem por essa fase com muito mais tranquilidade e bem-estar.

Visite o site para conhecer um pouco mais sobre as suas especialidades e faça o seu agendamento!

mseo

Espero que goste desse artigo escrito pela nossa equipe

Como chegar

Minha clínica está estrategicamente localizada, próxima a importantes acessos de São Paulo, facilitando sua chegada. Priorizo sua comodidade desde o primeiro momento.