Dra Mariana Lemos Osiro

Mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é uma opção de contraceptivo amplamente utilizada por mulheres ao redor de todo o mundo que desejam controlar a sua fertilidade e evitar uma gravidez não planejada.

Mas, ao longo dos anos, surgiram diversos mitos e informações equivocadas sobre esse método contraceptivo. Muitas vezes, eles geram dúvidas e receios sobre o uso seguro desse tipo de anticoncepcional.

Pensando nisso e com o intuito de compartilhar informações verdadeiras, preparamos esse conteúdo para falar um pouco mais sobre os principais mitos mais associados à pílula anticoncepcional que todas as mulheres precisam conhecer para tomar decisões mais informadas sobre a sua saúde reprodutiva. Acompanhe!

Por que a pílula anticoncepcional é rodeada de muitos mitos?

A pílula anticoncepcional é alvo de numerosos mitos por conta de uma combinação de razões históricas, culturais e científicas.

Quando a pílula anticoncepcional começou a ser introduzida, lá na década de 1960, ela despertou muito interesse. 

Mas também começou a haver muitas controvérsias, principalmente por conta da falta de compreensão sobre como era o seu funcionamento hormonal.

Além disso, questões sociais e religiosas também tiveram um grande impacto sobre a percepção das pessoas sobre pílula anticoncepcional em diferentes culturas.

Isso acabou incentivando a propagação de mitos como uma forma de desencorajar o seu uso.

Como se não bastasse, a falta de educação sexual adequada também acaba assumindo um papel importante nessa questão.

Afinal, quando as informações sobre contracepção não são suficientes e concretas, existe uma compreensão mais limitada sobre como a pílula realmente funciona, quais são os seus verdadeiros riscos e os principais benefícios associados ao seu uso.

Dessa forma, acaba causando sensações de medo e receio em algumas mulheres.

Por conta de todos esses detalhes, desmistificar esses mitos é muito importante para permitir que as mulheres façam as melhores escolhas para a sua própria saúde reprodutiva e para as suas necessidades atuais.

5 mitos comuns sobre o uso da pílula anticoncepcional

Abaixo, vamos conhecer os principais mitos e verdades relacionados ao uso da pílula anticoncepcional. Confira!

Mito: a pílula anticoncepcional pode causar ganho de peso

Um dos maiores medos das mulheres com relação ao uso da pílula anticoncepcional está atrelado ao mito comum de que esse meio contraceptivo pode ocasionar ganho de peso.

No entanto, a grande maioria dos estudos mostram que a pílula anticoncepcional não causa ganho de peso em todas as mulheres.

De fato, algumas podem acabar experimentando pequenas alterações que costumam ocorrer por conta das alterações hormonais causadas pelo uso da pílula. Mas não há evidências de que isso seja um efeito generalizado.

Caso aconteça de a mulher começar a sentir que está ganhando peso após iniciar com a pílula anticoncepcional, é possível adotar meios para controlar esse efeito, como trocar a pílula que está sendo utilizada e testar novas opções, por exemplo.

Mito: a pílula anticoncepcional reduz a fertilidade no longo prazo

Outro mito bastante comum associado ao uso de pílula anticoncepcional é o de que esse método reduz a fertilidade ao longo do tempo de uso.

Contudo, a verdade é que após interromper o uso da pílula, a maioria das mulheres recupera completamente a sua fertilidade naturalmente. Portanto, não existem quaisquer evidências científicas que sugiram que a pílula cause infertilidade permanente.

Mito: é necessário fazer pausas no uso da pílula anticoncepcional

Não há necessidade médica de realizar as pausas no uso contínuo da pílula anticoncepcional, uma vez que é seguro usar a pílula continuamente.

No entanto, o mais importante é seguir as recomendações do seu médico para maximizar a eficácia da pílula que você está utilizando.

Mito: a pílula anticoncepcional protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Muitas mulheres acreditam que o uso da pílula anticoncepcional é capaz de proteger o organismo feminino contra as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, herpes, clamídia e gonorreia.

No entanto, é extremamente importante entender que a pílula anticoncepcional não protege contra ISTs. 

Para prevenir esse tipo de contaminação, é indispensável fazer o uso de preservativos durante todas as relações sexuais, em especial quando você não souber como anda a saúde sexual do seu parceiro.

Mito: todas as pílulas anticoncepcionais são iguais

Por fim, aqui está outro grande mito sobre as pílulas anticoncepcionais: a ideia de que todas as opções de pílulas são iguais.

Na realidade, existem diferentes tipos de pílulas anticoncepcionais, com formulações hormonais variadas. Isso permite que cada mulher encontre aquela que se adeque melhor ao seu organismo.

5 principais verdades sobre as pílulas anticoncepcionais

Assim como é importante estar ciente dos mitos que envolvem o uso das pílulas anticoncepcionais, é igualmente necessário ter conhecimento sobre as verdades relacionadas a esse método contraceptivo também. 

Por isso, vamos conhecer as principais a seguir:

Eficiência contraceptiva

As pílulas anticoncepcionais são altamente eficazes na prevenção da gravidez quando as pacientes utilizam corretamente.

Para se ter uma ideia, a taxa de eficácia pode chegar a mais de 99% com o uso adequado da pílula.

Regulação do ciclo menstrual

Além de prevenir a gravidez, muitas pílulas anticoncepcionais podem ajudar a regular o ciclo menstrual.

Isso proporciona uma maior previsibilidade e alívio de sintomas como cólicas e fluxo menstrual muito intenso.

Redução do risco de certas condições de saúde

O uso da pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de certas condições de saúde, como câncer de ovário e câncer de endométrio. Além disso, também ajuda a controlar condições como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Opções variadas para diferentes necessidades

Atualmente, contamos com diferentes tipos de pílulas anticoncepcionais, garantindo que cada mulher possa encontrar a opção que melhor se adapte às suas necessidades de saúde específicas.

Benefícios adicionais

Além dos seus benefícios contraceptivos, algumas pílulas anticoncepcionais também podem oferecer benefícios adicionais, como uma redução da acne, melhora da saúde óssea e diminuição do risco de desenvolvimento de doenças benignas.

Contudo, antes de iniciar o uso de qualquer pílula anticoncepcional, é fundamental discutir essa possibilidade com uma profissional qualificada para entender quais são as opções disponíveis e decidir se esse realmente é o método contraceptivo mais adequado e seguro para você.

Se você busca ajuda especializada e profissional para escolher um bom método contraceptivo para você, faça o seu agendamento com a Dra. Mariana Lemos Osiro!

Com especialidade em ginecologia, obstetrícia e parto humanizado, a Dra. Mariana pode te acompanhar em todas as fases da sua vida, proporcionando cuidados personalizados e seguros.

mseo

Espero que goste desse artigo escrito pela nossa equipe

Como chegar

Minha clínica está estrategicamente localizada, próxima a importantes acessos de São Paulo, facilitando sua chegada. Priorizo sua comodidade desde o primeiro momento.