Dra Mariana Lemos Osiro

reposição hormonal menopausa e climatério

Tenho que fazer reposição hormonal na menopausa ou climatério?

Você sabe como a reposição hormonal, menopausa e climatério se relacionam?

A reposição hormonal, menopausa e climatério são conceitos essenciais na vida das mulheres. Afinal, influencia completamente a sua saúde e o seu bem-estar ao longo das diferentes fases da vida adulta.

Ao longo da vida, as mulheres passam por uma série de mudanças hormonais que não apenas marcam transições físicas, como também emocionais e psicológicas.

Nesse contexto, a reposição hormonal, a menopausa e o climatério são termos muito comuns, sendo que cada um possui um papel único e interconectado no ciclo reprodutivo feminino.

Mas, como sabemos que muitas mulheres não entendem completamente como funciona essa correlação, preparamos esse conteúdo para sanar algumas das principais dúvidas.

O que é reposição hormonal, menopausa e climatério?

A reposição hormonal, menopausa e climatério são termos que estão totalmente relacionados à saúde feminina. Eles são responsáveis por descreverem diferentes aspectos que fazem parte da transição hormonal ao longo da vida.

A reposição hormonal se refere ao uso de medicamentos que possuem hormônios (como estrogênio, progesterona ou ambos) para substituir os hormônios que o corpo deixa de produzir durante a menopausa.

Esta terapia pode ajudar a aliviar alguns sintomas bastante comuns e incômodos, como ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor e muitos outros associados à diminuição dos níveis hormonais.

Já a menopausa, conhecida pela grande maioria das mulheres, representa o ponto na vida de uma mulher em que ela deixa de menstruar por um período mínimo de 12 meses consecutivos, marcando o fim natural da fertilidade.

Geralmente, a menopausa acontece em torno dos 45 a 55 anos, com uma média de 51 anos. 

Durante a menopausa, os ovários diminuem a produção de estrogênio e de progesterona, levando a mudanças físicas e emocionais bastante impactantes e importantes.

Por fim, o climatério é o termo usado para descrever o período de transição que antecede a menopausa.

Durante o climatério, ocorrem mudanças hormonais progressivas que podem começar anos antes da menopausa realmente acontecer. 

Como consequência, as mulheres podem sofrer com alguns sintomas, como irregularidades menstruais, fogachos (ondas de calor), alterações de humor e desconfortos.

Como a reposição hormonal pode ajudar?

A reposição hormonal é uma prática que pode ajudar as mulheres de várias maneiras durante o climatério e a menopausa, aliviando os sintomas que a diminuição dos hormônios sexuais femininos causa.

Aqui estão alguns dos principais benefícios de optar por realizar a reposição hormonal ao longo dessas fases:

Alívio dos fogachos (ondas de calor)

As ondas de calor são sintomas muito comuns da menopausa e a reposição hormonal pode reduzir a frequência e a intensidade desses episódios, proporcionando um maior nível de conforto e uma melhor qualidade de vida para as pacientes.

Melhora da secura vaginal

A diminuição dos níveis de estrogênio pode causar ressecamento vaginal, resultando em desconforto durante as relações sexuais. 

Nesses casos, a reposição hormonal pode ajudar a restaurar a umidade e a elasticidade da mucosa vaginal, aliviando os sintomas de secura e dor.

Estabilidade do humor

Alterações hormonais durante o climatério e a menopausa podem contribuir para mudanças de humor, irritabilidade e até mesmo depressão em algumas mulheres.

Desse modo, a reposição hormonal também pode ajudar promovendo a estabilização dessas flutuações hormonais e melhorando o bem-estar emocional.

Prevenção da perda óssea

A queda nos níveis de estrogênio durante a menopausa está associada a uma maior perda de densidade óssea e a um aumento do risco de osteoporose para as mulheres.

Então, a reposição hormonal pode ajudar a manter a saúde dos ossos nessa fase, reduzindo o risco de fraturas e de problemas mais complexos.

Melhora da qualidade de vida

De modo geral, a reposição hormonal é altamente utilizada para melhorar a qualidade de vida das mulheres por completo durante essa fase de transição hormonal.

Afinal, ela ajuda a promover o alívio desses sintomas desconfortáveis, ​​como os fogachos, secura vaginal e alterações de humor.

A reposição pode ser indicada no climatério?

Sim, a reposição hormonal, apesar do que muitas mulheres imaginam, também pode ser indicada durante o climatério, período de transição que antecede a menopausa.

Essa é uma estratégia eficaz porque durante o climatério ocorrem flutuações hormonais intensas, conforme os ovários começam a diminuir a produção de estrogênio e de progesterona.

Por isso, a reposição hormonal pode ser prescrita para estabilizar esses níveis hormonais e aliviar os sintomas durante o climatério. Afinal, ela é capaz de proporcionar um maior conforto e uma melhora da qualidade de vida para muitas mulheres.

Como saber se é o momento de iniciar a reposição hormonal?

Determinar o momento certo para iniciar um tratamento com reposição hormonal durante o climatério ou menopausa é uma decisão que a paciente deve tomar em conjunto com uma profissional de saúde.

Afinal de contas, é necessário considerar vários aspectos.

Primeiramente, é necessário avaliar a gravidade e a frequência dos sintomas que você está enfrentando. Se esses sintomas estiverem impactando a sua qualidade de vida, pode ser um indicativo de que está na hora de considerar a reposição hormonal.

Além disso, avaliar as suas condições de saúde pré-existentes e qualquer outro tipo de tratamento médico que esteja realizando também é muito importante. 

Afinal, isso ajudará o seu médico a entender os potenciais riscos e benefícios da reposição hormonal para você.

Caso você decida iniciar a reposição hormonal, é fundamental realizar um acompanhamento regular para monitorar como está sendo a sua resposta ao tratamento, ajustar a dosagem conforme for necessário e revisar os benefícios em relação aos riscos.

Dessa forma, consultar uma médica qualificada é essencial para receber orientações mais personalizadas para o seu caso. Assim, será possível fazer uma escolha que melhor atenda às suas necessidades específicas durante essa fase de transição hormonal.

A Dra. Mariana Lemos Osiro, médica obstetra e ginecologista, tem especialidade na realização de terapias hormonais e na gestão dos sintomas associados à menopausa e ao climatério.

Se você está tendo dificuldades para enfrentar esses momentos e gostaria de restaurar a sua qualidade de vida, entre em contato e faça o seu agendamento agora mesmo!

mseo

Espero que goste desse artigo escrito pela nossa equipe

Como chegar

Minha clínica está estrategicamente localizada, próxima a importantes acessos de São Paulo, facilitando sua chegada. Priorizo sua comodidade desde o primeiro momento.