Você conhece as verdadeiras vantagens e desvantagens do DIU? Esse método contraceptivo está cada vez mais comum. Contudo, conhecer os seus prós e contras é fundamental para garantir que essa é uma opção segura para você.
O Dispositivo Intrauterino (DIU) é um método contraceptivo que tem ganhado muita popularidade por conta da sua alta eficácia e maior conveniência.
Afinal, uma vez inserido e posicionado, nenhum tipo de ação humana é necessária para que ele funcione corretamente.
No entanto, na hora de considerar iniciar o uso de um determinado método contraceptivo, independente de qual seja, é fundamental avaliar tanto as vantagens, quanto as potenciais desvantagens. Assim, é possível tomar a melhor decisão para a sua saúde.
Nas próximas linhas, vamos nos aprofundar no tema DIU, adentrando nos seus principais benefícios e riscos para a saúde feminina.
Além disso, também vamos entender melhor se esse método atende às suas necessidades e expectativas. Continue!
DIU e os seus diferentes tipos
Antes de entender melhor sobre as vantagens e desvantagens do DIU, é necessário saber como esse método contraceptivo funciona na prática e quais são os tipos disponíveis.
O Dispositivo Intrauterino (DIU) é um dispositivo bem pequeno em forma de um “T”. Ele é inserido diretamente dentro do útero para prevenir a gravidez. É uma opção de método considerado altamente eficaz e de longa duração.
Atualmente, ele está disponível em dois principais tipos: o DIU de cobre e o hormonal. Vamos conhecer brevemente vantagens e desvantagens do DIU:
DIU de Cobre
O DIU de cobre é um dispositivo que possui fios de cobre enrolados ao redor de toda a sua estrutura. Mas como isso funciona na prática?
O cobre é um metal que libera íons capazes de alterar o ambiente interno do útero e dos tubos uterinos. Dessa forma, ele faz com que ele se torne hostil aos espermatozóides, impedindo a fertilização.
Esse tipo de DIU pode ser mantido dentro do útero por até 10 anos e não contém hormônios.
Por isso, pode ser uma grande vantagem para mulheres que preferem evitar a terapia hormonal ou que não podem realizar tratamentos com hormônios por alguma razão.
DIU Hormonal
Já o DIU hormonal libera uma pequena quantidade de hormônio progestina diretamente no útero da paciente.
Esse hormônio age para espessar o muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides.
Ele também afina o revestimento do útero para reduzir a chance de uma implantação bem-sucedida.
Além disso, o uso do DIU hormonal também pode contribuir para diminuir a intensidade e a duração das menstruações, já que esse tipo de método possui hormônios.
Diferente do DIU de cobre, o DIU hormonal geralmente é eficaz por cerca de 5 anos, sendo necessário realizar a troca em menos tempo.
Portanto, ambos os tipos de DIU são altamente eficazes para a prevenção da gravidez. Mas a escolha entre eles pode depender de alguns detalhes, como a tolerância aos hormônios e considerações de saúde específicas de cada paciente.
Vantagens do uso do DIU
O DIU é um método contraceptivo que tem o alto potencial de oferecer uma série de vantagens para as pacientes. Por isso, é uma opção cada vez mais popular entre as mulheres.
Porém, a única forma de saber se o DIU combina com você, com as suas particularidades e com o que você busca, é conhecendo as suas vantagens.
Então, aqui estão algumas das principais vantagens para quem decide fazer uso do DIU:
Alta eficácia
O DIU é um dos métodos contraceptivos mais eficazes disponíveis atualmente. Ele tem uma taxa de falha extremamente baixa e é capaz de oferecer proteção contra a gravidez.
Longa duração
Um dos grandes benefícios do DIU é a sua alta durabilidade. Dependendo do tipo, o DIU pode permanecer no útero e continuar fornecendo proteção por 5 a 10 anos, diferente de outros métodos contraceptivos, como as pílulas ou as injeções que precisam de doses diárias ou mensais.
Reversibilidade
Se você decidir engravidar ou parar de usar o DIU, ele pode ser removido a qualquer momento. Geralmente, a fertilidade retorna rapidamente após a remoção do dispositivo.
Baixa manutenção
Após a inserção, o DIU exige pouca manutenção por parte da mulher. Afinal, ela não precisa tomar pílulas diariamente ou realizar outros métodos contraceptivos frequentemente. Portanto, é muito mais conveniente.
Redução de sangramento menstrual
O DIU hormonal também pode atuar diminuindo a intensidade e a duração das menstruações ou até mesmo eliminando os períodos completamente para algumas mulheres.
Sem impacto na vida sexual
Por fim, o DIU não interfere na vida sexual. Desse modo, ele proporciona para as mulheres uma contracepção eficaz, sem a necessidade de ter que usar outros métodos durante o ato sexual.
Principais desvantagens do DIU
Embora o DIU seja um método bastante eficaz e conveniente, ele também tem as suas desvantagens que devemos considerar antes de decidir utilizá-lo. Separamos aqui as principais que você precisa conhecer:
Possíveis efeitos colaterais
O DIU pode causar efeitos colaterais, como cólicas abdominais, sangramentos irregulares e dor durante o período inicial após a inserção. Mas esses efeitos podem variar de uma pessoa para outra.
Risco de infecção
Durante e após a inserção do DIU, há um pequeno risco de infecção uterina. Por isso, é indispensável que a inserção seja realizada por uma profissional qualificada para minimizar esse risco ao máximo.
Expulsão do DIU
Em alguns poucos casos, o DIU pode acabar sendo expelido do útero, principalmente durante os primeiros meses após a inserção.
Não protege contra ISTs
O DIU não oferece proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Isso significa que se você está em risco de contrair infecções, é indispensável fazer o uso de preservativos para garantir uma proteção adicional.
Alterações no fluxo menstrual
Enquanto o DIU hormonal pode ajudar a reduzir o fluxo menstrual, inicialmente, o DIU de cobre pode aumentar o sangramento menstrual e a intensidade das cólicas.
Custo Inicial
Apesar do DIU ser um método bastante econômico a longo prazo por conta da sua alta durabilidade, o custo inicial pode ser um fator a se considerar.
É muito importante ressaltar que essas desvantagens não diminuem a eficácia do método contraceptivo. Contudo, são fatores importantes que precisamos levar em conta na hora de fazer a escolha do método mais adequado para você.
Deseja obter orientação especializada sobre as vantagens e desvantagens do DIU para o seu caso? A Dra. Mariana Lemos pode te ajudar com essa missão!